Trabalhando com famílias
Refletir sobre o fazer do assistente social no trabalho a ser desenvolvido com famílias;
Compreender melhor a importância e utilização dos instrumentais técnicos operativos, bem como os processos de atendimento no trabalho com famílias.
Palavras chave: família, assistente social.
O envolvimento com inúmeros aspectos dentre os quais estão presentes as diferentes configurações familiares, as relações que a família vem estabelecendo com outras esferas da sociedade, tais como Estado, Sociedade Civil e Mercado, bem como os processos familiares.
A ação do Assistente Social deve ser transformadora, buscando a emancipação e o autodesenvolvimento da família.
Buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas. Identificando as metodologias de atenção às famílias, com a finalidade dos serviços concentrar-se na área da assistência, seguida da educação e da pesquisa; como instrumento técnico operativo, se sobressaem os encaminhamentos, as visitas domiciliares, o estudo e o parecer social;
Um dos desafios da profissão é a busca de metodologias para trabalhar a família como um grupo com necessidades próprias e únicas.
Conjunto de ações de acolhida;
Identificação;
Oficinas: temáticas e educativas;
Dinâmicas de grupo;
Acompanhamento;
Desligamento;
Por meio desse contato com as pessoas em seu ambiente familiar, o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos. Essa prática supera em diversos aspectos a entrevista feita na instituição.
Conclusão
Quando da implantação de programas na comunidade cria-se um vínculo com as famílias que é muito bom. Eles sentem confiança para estar vindo, aí a gente esclarece, e eles buscam o local certo, as famílias sentem que podem contar com o Serviço Social, sabem que é um setor que está aberto ao apoio mesmo.