Trabalhalhos
JULIANA MENDES http://www.slideshare.net/JulianaMendes/uso-da-tecnologia-na-educao-jornal * 2. O jornal em um breve histórico: Com invenção da prensa, por Gutenberg em 1447, inaugura-se a era do jornal. A partir da invenção de Gutenberg possibilita-se a livre a disseminação de idéias e do conhecimento, necessário ao Renascimento europeu.
* 3. Em 1º de junho de 1808, foi publicado primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense , circulou até 1822, editado e impresso na Grã-Bretanha. Também no mesmo ano (1808) se inicia a circulação da Gazeta do Rio de Janeiro seus preços em réis, equivaliam a um escravo.
*
* 7. Características tecnológicas da mídia-jornal: Publicação impressa ou on-line Ações assíncronas Atualização diária e rápida na versão on-line * 8. Potencialidades de uso do jornal na educação: Desenvolver a empatia com a leitura e a mídia Estimular a pesquisa por informações Proporcionar a discussão de sua realidade Possibilitar a ampliação do universo cultural Promover a integração entre o currículo escolar e o dia-a-dia. Incentivar a elaboração de pequenas produções no interior da própria comunidade escolar. Conscientização a respeito da cidadania, formando um ser participativo socialmente. Atender ao Parâmetro Curricular Nacional- PCN, por incorporar textos do cotidiano, na sala de aula. O processo de aprendizagem, baseia-se na análise, observação, classificação e argumentação, proporcionando uma postura crítica do aluno. * * 9. Modelo de Sucesso: Em todo mundo existem programas que utilizam o jornal na educação: Nos Estados Unidos existe o NIE (Newspaper In Education). Na França existe o CLEMI (Centro de Ligação do Ensino e dos Meios de Informação). Na Argentina, há o El Diário en la Escuela. No Brasil, o primeiro jornal a desenvolver um programa de Jornal na Educação foi o Zero Hora, de Porto Alegre e, segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais),