Trab
A Declaração de Alma-Ata possui dez declarações ou itens que ressaltam com atenção os Cuidados de Saúde Primários, reforçando uma necessidade de maior atenção e assistência aos países em desenvolvimento. Incentivando os governos, a OMS, e outras entidades e organizações, essa declaração defende a busca de uma meio urgente para solucionar um estabelecimento de promoção de saúde como uma prioridade da nova ordem econômica internacional. Também despertou e focou a importância da atenção primária em saúde, que era somente defendida pela OMS como sendo o essencial para uma promoção de saúde de caráter universal.
Em relação ao 1ºitem: Trata que o maior elevado nível de saúde é uma das mais importantes metas a serem cumpridas, em questão social universal, mas, que tal realização requer, além do setor da saúde, uma ação de vários setores sociais e econômicos.
O 2º item fala que é uma enorme preocupação que os países desenvolvidos e em desenvolvimento devem ter em questão, a desigualdade absurda que existe no atendimento de saúde das pessoas, que deve ser solucionada rapidamente.
3º item destaca que o desenvolvimento econômico e social fundamentados numa ordem econômica é de suma importância, pois proporcionará uma melhor realização para um plano de saúde para todos, e para uma possível amenização do espaço que há entre o estado de saúde da população dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Também solucionará um equilíbrio no desenvolvimento econômico e social, contribuindo para um melhor desempenho na qualidade de vida e na paz.
Já o 4º item diz que é direito e dever a participação individual e coletiva das pessoas num dado planejamento e no cumprimento de seus cuidados de saúde.
O 5º item tem questão que os governos têm o dever de cuidar da saúde da população em qual habita, na qual deve estabelecer medidas de saneamento e medidas sociais apropriadas.
6º item fala que os cuidados de saúde primários são cuidados