Trab
PEDAGOGIA
ELICLÉIA PRISCILA DOS SANTOS
Diversidade
Machadinho D’Oeste - RO
2013
ELICLÉIA PRISCILLA DOS SANTOS
Diversidade
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosofico; comunicação e linguagem; seminario I.
Prof. Okçana Battini; Fabio Luiz da Silva; Bernadette; Márcia Bastos; Lilian Salete A.M. Lima.
Machadinho D’Oeste – RO
2013
Introdução
O Brasil é costurado por culturas das mais diversas do mundo devido ao processo de colonização vivido, esse conjunto de caracteriscticas foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuias sociedades. Nossa variação linguistica, surgiu dessa missigenação (indios nativos, portugueses, escravos africanos) trazidos para o Brasil entre o período colonizador.
Diversidade É a cultura que estabelece os limites no qual de desenvolve toda a ação social que se manifesta por meio de diversos sistemas( valores, normas, ideologias etc..) que influenciam decisivamente a personalidade do indivíduo, determinando seu comportamento, sua forma de pensar, de sentir e atuar no sistema social ao qual pertence.
Diversidade cultural – o conceito de cultura possui uma amplitude para a compreensao da questao da diversidade, refere-se tanto ao modo de vida total de um povo, isso inclui tudo aquilo que é socialmente aprendido e transmitido, como na linguagem, dança, vestuario e outras tradições, como na organização da sociedade. Em outras palavras, impõe as necessidades individuais e deflagra espontaneamente, num precesso dialetico, a adequação significativa do ser, o meio e a cultura, inserindo o individuo num meio social. A ideia de desenvolvimento que a cultura realiza e a que afirma é tanto a geração de um bem subjetivo, na primeira dimensao gera