Trab
Período de Pay Back ou Período de Recuperação de um Investimento é a quantidade de tempo (anos, meses, dias, etc...) necessária para recuperar o valor gasto inicialmente (Investimento Inicial) em um projeto. Quanto menor o período de pay back de um projeto mais viável será sua implantação, por envolver, tanto, retorno mais rápido como menor risco.
Por outro lado, projetos com períodos de Pay Back muito longos são mais arriscados, por causa de fatores que poderão afetar os seus retornos (fatores climáticos, planos de governo, globalização, mudança de hábitos do consumidor, modernização, etc...). O motivo pelo quais muitas empresas usam o método do Pay Back como critério de decisão ou escolha de projetos, é que ele é uma medida de risco, apesar de não levar em conta a taxa de juros. O período de Pay Back reflete a liquidez de um projeto e, portanto, o risco de não se recuperar um investimento. /quanto mais líquido um investimento menos arriscado será.
Por definição, o período de Pay Back acontece quando os retornos, em virtude das entradas relativas ao fluxo de caixa, tiverem se igualando ao investimento ocasionando um VPL (Valor Presente Líquido) igual a 0 (zero).
Não obstante a sua simplicidade e o período de Pay Back por ser de grande valia mesmo para as maiores organizações, porque dá uma base para o período de recuperação do investimento inicial.
Cálculo do Pay Back para Anuidades Iguais (de fluxo de caixa)
PB = Investimento Inicial Valor da Anuidade
Cálculo do Pay Back para Anuidades Mistas (fluxo de caixa)
Para anuidades mistas o cálculo não é tão simples como para anuidades iguais. Haverá a obrigatoriedade de se acumular as anuidades uma a uma, até a cobertura completa do investimento inicial. Depois disso, será calculado o período de cobertura normalmente, em anos, meses e dias.
EXEMPLO