Trab
3- A amplitude térmica de um local é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, ambas registradas ao longo de um dia ou ano. O clima semiárido que predomina na região Nordeste do Brasil apresenta amplitudes térmicas anuais em torno de 5°C. Indique que resultado seria obtido se essa amplitude fosse medida em Fahrenheit e, depois, em Kelvin.
4- Uma pessoa diz: “A maior temperatura que suportei foi um valor que, medido na escala Fahrenheit, é 2,6 vezes o valor obtido na escala Celsius”. Calcule o valor dessa temperatura.
5- Podem-se medir temperaturas entre 35°C e 42°C com um termômetro clínico, enquanto alguns termômetros usados em laboratório apresentam graduação que vai de – 10°C a 110°C. Explique por que existe essa diferença entre as duas amplitudes.
6- A fotografia ao lado mostra parte de um termômetro. Supondo que ele esteja em equilíbrio térmico com o ambiente, descubra qual é a escala desse termômetro. Justifique sua resposta.
7- Um grupo de estudantes criou uma escala termométrica, medida em grau B (°B). A relação com as medidas em Celsius não foi obtida experimentalmente; apenas imaginou-se o gráfico abaixo, relacionando as duas escalas.
a) Escreva uma regra de conversação entre as duas escalas.
b) Indique à temperatura cuja leitura é a mesma em ambas as escalas.
c) Escreva a relação entre a variação de temperatura nas duas escalas.
d) Calcule a temperatura em grau B na qual a água entra em ebulição, considerando que isso ocorra a 100°C.
Pg. 20
10- Para cozinhar um alimento que precisa ser mexido por muito tempo, geralmente se usa colher de pau. Para fazer um churrasco, normalmente a carne é atravessada por um espeto de metal.
a) Justifique a diferença entre os materiais utilizados nas duas situações.
b) Escreva outros exemplos de usos de objetos compostos de materiais isolantes e de objetos compostos de materiais condutores.
11- Na maior parte do Brasil, as habitações são feitas de alvenaria (tijolos e cimento). Mas, no Sul, onde o