Trab
R: Um barramento pode ser classificado de acordo com o tipo de informação que pode ser transportado por ele. De acordo com esta classificação os barramentos podem ser:
Barramento de dados. Possui, em geral, uma linha (fio) para cada bit de dados. Num microcomputador a largura do barramento de dados (bus width) é o fator de especificação de barramento mais lembrado. Se diz por exemplo: "O microcomputador PC tem um barramento de 8bits". Ou então: "O microprocessador 8086 tem um barramento de 16 bits e o microprocessador 80386 tem um barramento de 32 bits". Barramento de Endereçamento. Possui uma linha (fio) para cada bit de endereçamento. A largura do barramento de endereçamento é importante para determinar a capacidade máxima de posições de memória acessíveis. Barramento de Controle. Agrupa todos os sinais necessários ao controle da transferência de informação entre as unidades do sistema.
2- Por que não usar barramentos de alta velocidade com periféricos?
R: Como a taxa de transferência de dados dos periféricos é, frequentemente muito menor do que a taxa de transferência de dados da memória ou do processador torna-se inviável usar barramentos do sistema de alta velocidade para a comunicação direta com um periférico.
3- Exemplifique duas funções de um módulo de EiS.
R: Fazer a interface com o processador e a memória através do barramento de sistema ou do comutador central. E também: Fazer a interface com um ou mais dispositivos periféricos por ligações especializadas para dados.
4- Exemplifique uma técnica usada em EiS.
R: DMA → Permite que certos dispositivos de hardware em um computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU.
5- Qual a diferença de identificação de dispositivos de hardware e software?
R: SOFTWARE: O principal objetivo do software gerenciador de E/S é padronizar ao máximo o acesso e controle dos dispositivos, permitindo a inserção de novos