Trab
Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo o mundo, modo de se portar, de falar, de se expressar, suas crenças, seus costumes e a forma das sociedades se organizarem, chama-se Diversidade Cultural.
Esse trabalho discorrerá sobre dois tópicos importantíssimos para a sociologia e o entendimento dos determinismos sociais, trata-se das seguintes posturas:
Etnocêntrica: Postura segundo a qual você avalia as outras sociedades a partir de sua própria cultura.
Postura relativista: Uma postura de distanciamento ou afastamento diante do seu modo de pensar e agir. Ou seja, compreender a lógica dos valores do outro.
1. ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL
1.1 Aspectos Etnocêntricos
O Etnocentrismo baseia-se em um preconceito que cada sociedade desenvolve a partir da comparação de sua própria cultura com as demais. Ele nos permite refletir se a maneira de ser de determinada cultura é certa em suas características ou errada tornando-se uma verdadeira aberração. Desse modo, a identificação de um indivíduo com sua sociedade induz à rejeição das outras.
O fator principal das comparações são os costumes tradicionais, a personalidade e a alma de um povo. Automaticamente o preconceito atribui superioridade que a nação dominante dedica sobre a dominada, quem domina considera o outro como sub-humano ou um ser humano de segunda classe. O julgamento e preconceito etnocentrista jamais é inocente e comum, julga sem precedentes a forma como o outro se porta, enxergando o próximo como uma ameaça e o atacando por isso, diminuindo-o como cidadão que é. É necessário notar que o que gera o julgamento é a diferença. Ela é o motivo da dominação, o que retira do ser humano o seu domínio individual e autonomia e o transforma em objeto.
1.2 Ideologias Etnocentristas
O Etnocentrismo apresenta ideologias que buscam esclarecer seus ataques de preconceito e isentar sua opressão. Abaixo seguem alguns exemplos:
a) Uso de massacres para propagar religiões ou