trab
Aluno: Caio Figueiroa Bezerra
Professor: Claudio
Disciplina: Segurança do Trabalho
Turma: 1º MEC. NOITE
Doenças causadas pela radiação
São os danos causados ao seu corpo, por uma grande dose de radiação recebida muitas vezes durante um curto período de tempo (agudo). A quantidade de radiação absorvida pelo corpo, a dose absorvida, determina como você irá ficar doente.
Doenças causadas pela radiação também é chamada de doença aguda daradiação, síndrome de radiação aguda ou envenenamento por radiação. Exposições comuns com baixa dose de radiação, tais como exames de raio-x ou CT, não causam a doença da radiação.
Embora a doença causada pela radiação seja grave e muitas vezes fatal, é raro. Desde os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a II Guerra Mundial, a maioria dos casos de doença da radiação ocorrerou após fábrica de acidentes nucleares, como o fogo de 1986 que danificou a energia nuclear em Chernobyl ou o 2011 terremoto que danificou a usina nuclear na costa leste do Japão.
Sinais e sintomas de doenças causadas pela radiação variam de acordo com a gravidade e dependem da quantidade de radiação que foi absorvida. Depende de quanto você absorve a força da energia irradiada e a distância entre você e a fonte de radiação. Sinais e sintomas também são afetados pelo tipo de exposição, como o corpo total ou parcial e se a contaminação é interna ou externa, e é sensível à radiação do tecido afetado. Por exemplo, o sistema gastrintestinal e medula óssea são altamente sensíveis à radiação.
DOSE ABSORVIDA E DURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO À RaDIAÇÃO
A dose absorvida de radiação é medida em uma unidade chamada um gray (Gy). Testes de diagnóstico que usam radiação, como um raio-x, podem resultar em uma pequena dose de radiação, tipicamente bem abaixo de 0.1 Gy, focado em alguns órgãos ou pequena quantidade de tecido.
Sinais e sintomas de