Trab
República Velha
Republica das Espadas
Foi um governo exercido por militares. Principais momentos:
1- Governo provisório (1889 – 1891) – que naturalizou imigrantes, estabeleceu um governo republicano representativo (o Brasil seria representado por pessoas normais, não um rei.) e o registro e o casamento civil.
a. Crise do encilhamento: crise do envelhecimento: crise econômica provocada pela política emissionista e industrialista de Rui Barbosa.
Emissão de papel-moeda. O resultado foi que, embora surgissem novas indústrias, a inflação cresceu extraordinariamente, havendo também uma crise no mercado de capitais
A emissão do papel-moeda lastro-ouro gerou inflações, desemprego, recessão, crise na bolsa (com ações de empresas fantasmas), especulação
Ações fantasmas: as pessoas pegavam dinheiro emprestado e ao invés de investir em empresas de verdade ela apenas colocava no papel que estava investindo em tal empresa (fantasma) e o banco vendia ações as ações para as pessoas dessa empresa que não existia.
Solução: Ocorreu no governo Campos Salles (1892 – 1902) através do Funding Coon. (empréstimo de 10 milhões de libras da Inglaterra ao Brasil, dando como garantia a renda da alfândega do Rio de Janeiro)
b. Constituição de 1891:
A primeira constituição da república (quando mudou de hierarquia para republica.) (copiada dos americanos, franceses e britânicos.).
Estabeleceu regime republicano e federativo (autonomia dos estados/províncias)
Confirmam o casamento civil, o registro civil, símbolos nacionais
Voto aberto universal masculino
Numero de deputados de acordo com a população (critério da representatividade) o estado com mais deputados “comandava”
c. Governo de Deodoro da Fonseca:
Incompatibilidade com o governo, que gerou o fechamento do congresso.
Revolta da armada: a marinha não viu com bons olhos a proclamação da república, porém, diante aos fatos a alta oficialidade aderiu ao novo regime. Deodoro abandonou o cargo depois de