Trab
O racismo consiste em que certas pessoas são superiores a outras, pois pertencem a uma raça específica. Diferenciam as raças em características físicas, por exemplo a cor da pele e o aspecto do cabelo. O racismo é igualmente usado para descrever um comportamento abusivo ou agressivo de uma “raça inferior”. Defende que todas as culturas são iguais, mas não se devem misturar, de maneira a conservar a sua originalidade.
Aquela raça é superior, aquela é inferior e quem pertencer a uma raça inferior, será sempre inferior… Assim é o mundo nos olhos dos racistas…
Para os racistas, aqueles que não se defendem destes contactos nocivos são contaminados pelos outros, “pelos que não são como nós” e são mesmo considerados perdidos para a raça. Aqueles que são racistas não o declaram abertamente.
A Europa é uma sociedade multicultural e multinacional no entanto a presença do racismo na nossa sociedade não pode ser ignorada, pois degrada as nossas comunidades e gera insegurança e medo.
O racismo começa quando a diferença é usada para justificar uma agressão, que assenta na incapacidade para compreender o outro e aceitar as diferenças. Muitas vezes motivada pelo preconceito, ou seja, opinião desfavorável de uma pessoa ou grupo formada sem conhecimento ou causa.
Distinção entre preconceito e racismo:
O preconceito significa o desprezo por alguém antes de saber o que quer que seja sobre essa pessoa, sem ter de influenciar a sua vida negativamente já o racismo inclui o poder de por os preconceitos racistas em acção, tem poder sobre a minoria e pode praticar actos racistas.
Consequências do preconceito:
- Evitar o grupo, abuso verbal, discriminação, abuso violento e eliminação.
- A imigração cria e enriquece as culturas em vês de as ameaçar…