atps fisica
Para entender o que ocorre dentro desta máquina, de grandes dimensões, precisa-se observar seu funcionamento, como são aceleradas as partículas, quais as forças e como são aplicadas, e fazer verificações.
Neste trabalho veremos algumas suposições de forças, partículas e outros pontos presentes no acelerador, e, de extrema importância, alguns cálculos referentes a forças. Estudos com relação à força de atrito, por exemplo, ainda serão vistos, assim como força gravitacional e outras, presentes durante o processo.
Sumário
INTRODUÇÃO
LHC (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hádrons em português), é o maior acelerador de partículas criado até hoje, na suíça, tendo custo de 10 bilhões de dólares e tendo participação de cientistas de mais de 100 países.
Seu objetivo principal era confirmar a existência da “partícula de Deus”, ou seja, tentar reproduzir uma situação semelhante a que ocorreu após a explosão do “Big Bang”, o que realmente aconteceu, confirmando a teoria de Bóson de Higgs, mesmo com a possibilidade sendo de uma em 3 milhões. Além disso, essa máquina pode ainda proporcionar um estudo sobre a existência de uma quarta dimensão espacial, e estudar sobre a matéria negra e sua relação gerada com os prótons.
Tudo nesta enorme máquina é microscópico, exceto a energia que seria capaz de abastecer 40 mil casas. Os experimentos são feitos a partir da aceleração de prótons num túnel circular de 27 km em sentidos opostos. Os imãs resfriados com hélio líquido são o que impulsionam os prótons dentro deste túnel, onde irão dar aproximadamente 11245 voltas por segundo, numa velocidade muito próxima à da luz. Com a colisão destas partículas irão ser produzidas novas partículas que