Trab
1. O Princípio do Planejamento
Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
2. O Princípio da preparação dos trabalhadores
Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.
3. O Princípio de Controle
Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.
4. O Princípio da Execução
Consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.
A organização racional do trabalho assenta em dois aspectos fundamentais:
Estudo dos tempos e dos movimentos: A organização científica do trabalho baseia-se na decomposição das tarefas, as tarefas são de tal forma simplificada que podem ser aprendidas por mão-de-obra não qualificada. Tem por objetivo determinar o tempo médio que um operário normal demora a realizar a tarefa obtendo assim o tempo padrão que consideram como um instrumento básico de racionalização do trabalho.
Vantagens:
* Permite eliminar movimentos inúteis e o desperdício de esforço humano * Torna a seleção do pessoal mais racional * Estabelecimento de normas bem delimitadas * Permite maior especialização e aumento da eficácia do operário.
São estabelecidos padrões de desempenho das tarefas, o administrador pode avaliar a eficiência do operário comparando o desempenho real com