Resistores
ENGENHARIA MECÂNICA
TURMA: CEM2009012NA333
FÍSICA EXPERIMENTAL II
RESISTORES
Anderson Augusto Pinheiro RA: 2009117276
Edcleiton dos Santos Matos RA: 2009115478
Johnny Barbosa da Costa RA: 2006079829
Tamiris Yuri Fukuda RA: 2009108838
Thiago Pereira de Sousa RA: 2009125929
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Resistores Os resistores são componentes que têm por finalidade causar uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causa quedas de corrente elétrica, isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão, utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados. A essa oposição dá-se o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo. Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA – LEIS DE OHM
A resistência elétrica é uma grandeza característica do resistor e mede a dificuldade que os átomos oferecem à passagem da corrente elétrica.
Considere o resistor representado no trecho do circuito, onde se aplica uma ddp U e se estabelece uma corrente de intensidade i.
[pic]
Define-se como resistência elétrica R do resistor, o quociente da ddp U aplicada pela corrente i que o atravessa.
logo:
[pic]
1.ª Lei de OHM:
No S.I., a unidade de resistência elétrica é o ohm
[pic]
2.ª Lei de OHM:
A 2ª Lei de OHM também surgiu de experiências que demonstram que a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento do fio