Trab
TÍTULO; AUTOR
Caminhos para a sustentabilidade do setor de fundição no Brasil
Alexandre B. Fagundes
Caroline R. Vaz
Ivanir L. de Oliveira
João L. Kovaleski
Introdução Contextualizada
O Setor de fundição brasileira apresenta intrínseca relação com o desenvolvimento industrial do país (SIEGEL, 1978). Por ser um processo simples à maioria das cadeias produtivas, a medida que este setor cresce fortemente, é indicativo de que a indústria do país como um todo, também está crescendo.
O Brasil ocupa a sétima posição no ranking dos países produtores de fundidos. Indicando sua relevância no contexto mundial e consolidando o avanço de sua indústria.
O setor de fundição utiliza na sua produção, materiais descartados pela sociedade, reciclando-os, e os reintroduzindo na mesma sociedade que os descartou, reutilizando essa sucata no processo de fabricação diminuindo assim a extração de matérias primas.
Contraposto ao aspecto positivo acima mencionado, há que se considerar, simultaneamente, o seu aspecto poluidor, pois seus processos produtivos geram grande quantidade de resíduos.
A estimativa é de 231000 toneladas de ADF são utilizadas para a produção nacional. Esse número junto à falta de leis no país especificas às ADF tem grande contribuição para no acumulo de perigo ambiental em aterros.
Por estes motivos vem aumentando, o interesse de pesquisadores interessado em melhorar o aproveitamento destes resíduos, abrindo uma nova porta de grande potencial exploratório, tudo em prol da sustentabilidade do setor de fundição no Brasil.
ATUALIDADE DO TEMA
GEPROS. Gestão de Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, nº 2 Abr – Jun/2010, p 27-40
REFERÊNCIAS UTILIZADAS PELO AUTOR
ABIFA – Associação Brasileira de Fundição. Índices de Mercado.
ABIFA – Associações Brasileira de Fundição. Soluções de fundição: soluções a caminho. Revista fundição