Trab Sensores
O elevador é um sistema preciso, composto de elementos elétricos, mecânicos e eletrônicos, utilizado para mover cargas ou pessoas, vertical ou horizontalmente.
O seu funcionamento acontece por meio da utilização de alguns componentes como, por exemplo: Controlador Lógico Programável (CLP), Inversor de Frequência, Interface Homem Maquina (IHM), Sensores e motor. Sua comunicação é feita por meio de Ethernet.
CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP)
O conceito de controlador programável é bastante amplo. Ele nada mais é que um computador com uma construção física que atende os requisitos de operação em ambientes industriais. Além disso, possui um software específico para automação e controle, e muitas vezes possui um sistema operacional de tempo real com configuração fixa de memória.
Num sistema típico, toda a informação dos sensores é concentrada no controlador (CLP) que de acordo com o programa em memória define o estado dos pontos de saída conectados a atuadores.
Os CLP’s tem capacidade de comunicação de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrados. Softwares de supervisão controlam redes de Controladores Lógicos Programáveis.
Os canais de comunicação nos CLP´s permitem conectar à interface de operação (IHM), computadores, outros CLP´s e até mesmo com unidades de entradas e saídas remotas. Cada fabricante estabelece um protocolo para fazer com seus equipamentos troquem informações entre si. Os protocolos mais comuns são Modbus (Modicon - Schneider Eletric), EtherCAT (Beckhoff), Profibus (Siemens), Unitelway (Telemecanique - Schneider Eletric) e DeviceNet (Allen Bradley), entre muitos outros.
Redes de campo abertas como PROFIBUS-DP são de uso muito comum com CLPs permitindo aplicações complexas na indústria automobilística, siderúrgica, de papel e celulose, e outras.
Interface Homem- Máquina (IHM)
Este equipamento é de fundamental importância em uma automação, pois é