PPap
Título: A Atuação do Professor no Processo de Ensino ao Aluno Surdo nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
justificativa: - As leis da inclusão
- Apoio do Governo
- Conteúdo da matéria
- inclusão ou exclusão
- O aluno surdo não consegue aprender
- Dinamica usada em sala de aula
Presença de intérprete , e como este profissional favorece o aprendizado do aluno surdo
Formação do professor
Conhecimento da Libras
Uso de mais recursos , material adequado para aula
Acompanhamento paralelo para apoiar o aluno
Situação - problema: - Quais dificuldades os professores enfrentam no seu cotidiano dentro da sala de aula? - Qual o apoio que o professor recebe?
- Como o professor desenvolve o conteúdo das matérias para o aluno surdo?
Em texto da Secretaria Municipal de São Paulo, o autor considera que devese considerar que a maioria dos alunos surdos, quando entram na escola, “dispõe de pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa, nem tampouco utilizam a língua de sinais, o que não impede, mas torna o processo de aquisição de lei tura e escrita mais lento do que se espera dos ouvintes” (2007, p. 13)
Assim sendo, não é possível ensinar um aluno surdo da mesma maneira que se ensina um aluno ouvinte, nem tampouco comparar o desenvolvimento entre eles.
Bilinguismo
Santana (2007) discute esta questão, e pondera que é sim fundamental uma
língua como mediadora para aprendizagem da escrita, mas que para o surdo, esta língua seria a Língua de Sinais. Para a autora, o surdo, ao ler uma palavra escrita em português, atribui-lhe sentido pela língua de sinais. Neste sentido, a Libras se constitui como um apoio, dando sentido ao texto.
Fracasso da criança
Duran
(1988) levanta os aspectos referentes à alfabetização da criança problematizando a forma como a escrita dos alunos é avaliada na escola. Segundo a autora, ao avaliar, os professores tendem a julgar somente o resultado, como se tudo pudesse ser dividido entre respostas