Trab Obst 1
Causas infecciosas de abortamento em cadelas
BRUCELOSE CANINA
A brucelose canina caracteriza-se como doença infecto-contagiosa crônica, de distribuição mundial que acomete os canídeos domésticos, silvestres e o homem. É um cocobacilo, gram-negativo, imóvel, não capsulados, aeróbicos ou microaerobicos de pequena dimensão. A doença é considerada uma zoonose, manifestando-se no homem sob a forma de febre, dermatite, linfoadenopatia e, principalmente em laboratoristas, tratadores de canis e em proprietários com contato com cães infectados.
No Brasil, a primeira identificação de B. canisocorreu em Belo Horizonte, MG, em 1976, a partir de isolamento do agente do sangue e de secreção vaginal de uma cadela com histórico de abortamento recente . O microorganismo tem uma vida media relativamente curta fora do cão e é rapidamente inativado por desinfetantes e germicidas comuns.
Nos cães, a brucelose tem como principal agente etiológico a Brucella canis (B. canis). Porém, a doença tem também como causa a infecção por Brucella abortus. As manifestações clínicas da brucelose canina são variadas, com predomínio de sintomas da esfera reprodutiva. Nas fêmeas, a enfermidade caracteriza-se por abortamento no terço final da gestação, retenção deplacenta, corrimento vaginal, morte embrionária, natimortos e/ou nascimento de filhotes fracos. O modo de transmissão pode ser pelo sêmen, pois alberga uma grande quantidade de bactérias, principalmente entre 3 e 11 semanas pós-infecção, caracterizando a brucelose como doença venéreo-trasmissível, porém a eliminação do microorganismo nos fetos abortados e secreções de abortamentos é, provavelmente, a fonte fundamental de propagação nos canis.
Em animais infectados, é possível isolar o agente de secreção salivar, secreção vaginal de fêmeas fora do período de cio, e leite, sendo poucos microrganismos encontrados na urina, principalmente em fêmeas. Os órgãos reprodutivos