trab lud 2
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Rio Verde-GO
2015
Universidade de Rio Verde
DEFINIÇÃO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL; SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Trabalho apresentado a Universidade de Rio Verde, como parte da primeira nota referente ao segundo semestre de 2015, sobra a matéria de Automação Industrial.
Aluna: Angélica Gonçalves Silva
Prof: Ludimila
RIO VERDE - GO
Setembro 02/09/2015
O que é automação? Vantagens e Desvantagens
Automação industrial é o uso de qualquer dispositivo mecânico ou eletroeletrônico para controlar máquinas e processos.
Entre os dispositivos eletroeletrônicos pode-se utilizar computadores ou outros dispositivos lógicos, substituindo, muitas vezes, tarefas humanas ou realizando outras que o ser humano não consegue realizar. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.
A parte mais visível da automação, atualmente, está ligada à robótica, mas também é utilizada nas indústrias química, petroquímicas e farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vazão, temperatura e outras variáveis necessárias para um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) ou CLP (Controlador Lógico Programável). A Automação Industrial visa, principalmente, a produtividade, qualidade e segurança em um processo.
Em um sistema típico toda a informação dos sensores é concentrada em um controlador programável o qual de acordo com o programa em memória define o estado dos atuadores. Atualmente, com o advento de instrumentação de campo inteligente, funções executados no controlador programável tem uma tendência de serem migradas para estes instrumentos de campo.
A automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização de uma fábrica ou determinado processo, ela é a certeza de que seu processo seguirá um procedimento padrão de