Trab log
Margareth Mello
PERSONALIDADE
• Com relação à personalidade, esse fenômeno aparece de várias maneiras na definição que as pessoas construíram ao longo dos tempos acerca desse conceito. • Uma primeira idéia aponta que as pessoas têm personalidades fortes ou fracas, ou, ainda, que determinada pessoa não tem personalidade. No sentido utilizado pela cultura, a personalidade teria gradações que vão da inexistência total a um padrão desejável de personalidade. • Uma outra idéia aponta que a personalidade seria sinônimo de habilidade social. • Uma última idéia atribui a palavra personalidade à alguma figura de destaque na sociedade, ou seja, “chegou uma personalidade em nossa cidade”.
DEFINIÇÃO DE PERSONALIDADE
Personalidade: “Persona”, raiz da palavra “personalidade” referia-se originariamente a uma máscara teatral, usada pelo ator para identificar o papel que estava representando. Se refere à organização única de padrões de reação relativamente permanente da pessoa, e a outras características que também influem na maneira por que as outras pessoas respondem a ela. Desenvolve-se continuamente a partir da interação do indivíduo com o seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.
Formação da Personalidade
• A personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais. 1. Hereditariedade Refere-se a todos os fatores determinados na concepção. A estatura, a beleza dos traços, o sexo, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são algumas das características que costumam ser consideradas como sendo completa ou substancialmente influenciadas pelos pais da pessoa, ou seja, pelos seus perfis biológico, fisiológico e psicológico.
Formação da Personalidade
2. Ambiente Entre os fatores que exercem