Trab Lixo
Lixo Doméstico: é produzido nas residências. Constituído de restos de alimentos, plásticos, papeis entre outros.
Lixo Comercial: gerado pelo setor terciário composto por materiais recicláveis. (Plásticos, papeis e papelões)
Lixo Industrial: gerado pelo setor secundário, podem conter lixo orgânico, matéria prima, metais e produtos químicos.
Lixo hospitalar: provém de todos os campos da medicina humana e veterinária. Seus componentes são materiais médicos, é muito prejudicial à saúde, deve ser incinerado.
Limpeza pública: compostos por lixo urbano e eventuais acontecimentos da natureza nas cidades.
Lixo nuclear: são produtos radioativos, produzidos em usinas nucleares, arma nucleares e laboratórios de exames clínicos.
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Quase todas as embalagens são descartáveis então é preciso repensar nas maneiras de combater o consumo excessivo. Procure produtos duráveis, compre o suficiente para seu consumo, evite desperdício de produtos ao invés de jogar fora, reforme, reuse ou conserte-o. Repense ao obter materiais não degradáveis.
Reutilizar é ser criativo, inovador, e usar um produto de várias maneiras. Evitar desfazer de produtos em bom estado, doe o que ainda pode ser usado por outras pessoas. Nas maiores cidades de interior hoje usam a técnica de compostagem que possibilita a reutilização da matéria orgânica em forma de adubo e fertilizantes após de um grande processo biológico no solo.
Reciclar é ser consciente e separar todos os materiais que você consome e são recicláveis, este recurso já é acessível hoje como a coleta seletiva que divide os materiais em papeis, plásticos, metais e vidros :garrafas de plástico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumínio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papéis e óleo vegetal são exemplos desses materiais