Trab Introdu O
RAFAEL LUCAS ROSA DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA METALÚRGICA
Conceitos básicos de Mineração e Metalurgia
Belo Horizonte
2015
RAFAEL LUCAS ROSA DE OLIVEIRA
Introdução à Engenharia Metalúrgica
Pesquisa desenvolvida durante a disciplina de Introdução à Engenharia Metalúrgica como parte de avaliação do 1° semestre do curso.
Professor: Caio Napoles
Belo Horizonte
2015
1-INTRODUÇÃO
2 – MINERAÇÃO
Genericamente, pode-se definir mineração como extração de minerais existentes em determinados locais, seja em rochas ou no próprio solo. Segundo a definição internacional, define-se mineração como extração, elaboração e beneficiamento de minerais, encontrados naturalmente na natureza, nas chamadas minas.
2.1 – Mina
Uma mina é todo o complexo que é envolvido o minério, desde a jazida até os postos de beneficiamento, com objetivo da comercialização do mesmo. Como exemplos de mineiras que extraímos podemos citar alguns que se encontram em estado solido, como o carvão, outros em estado liquido, como o petróleo e até mesmo no estado gasoso, como o gás natural. Isso da uma noção da diferença de características que pode haver entre os minerais, e consequentemente tendo métodos de extrações também diferente, incluindo a forma de escavação e retirada do minério.
2.2 - Retirada do minério
2.2.1 – Lavra
É chamado de lavra o processo da extração do minério até seu beneficiamento, ou seja todo o processo necessário para poder aproveitar os minérios disponíveis nas jazidas. Há diversos métodos de lavra, como citado acima, de acordo com alguns fatores. A escolha depende de algumas características como: O próprio minério, sua localização, a forma como ele é encontrado, entre outros. O objetivo é encontrar uma lavra tecnicamente e financeiramente viável e que ofereça segurança.
As jazidas não são imediatamente exploradas quando encontradas, há