HEXAFLUORETO SF6 1

872 palavras 4 páginas
O GÁS – HEXAFLUORETO DE ENXOFRE (SF6)

O Hexafluoreto de enxofre é uma substancia sintética que em condições normais de pressão e temperatura, não gera faísca.
A atuação do gás SF6 é similar aos gases nobres não reagindo com a pressão e temperatura ambiente sem que haja faísca, ou seja, em condições normais não é inflamável, também não reage com outras substancias. Possui características químicas estáveis sendo inerte em até 500ºC, não possui cor e nem cheiro. O Sf6 é conhecido por ser estável decorrente a sua estabilidade o tornando um ótimo dielétrico, sua estrutura simétrica de seis átomos de fluoreto ao redor de um átomo de enxofre assegura seu status estável.

Figura 1 – Estrutura Atômica do Gás SF6
Quando o Hexafluoreto é inalado não corremos risco desde que a mistura possui 20% de oxigênio restando 80% de SF6, caso este limite seja ultrapassado pode causar asfixia, tendo em vista este gás ser seis vezes mais pesado do que o ar.
Uma das características fortes do SF6 é a eletronegatividade, que faz com que as moléculas do gás capturem elétrons livres que eventualmente tentam sair da orbita. Sua constante dielétrica chega a ser mais de duas vezes superior que a do ar, por isso é comum usar este gás a uma pressão cinco vezes maior que a do ar.
É de comum uso em componentes de alta tensão e também pode se usar media no caso de interruptores, djuntores, conectores, equipamentos em que sua funcionalidade é simples porém tem um tempo maior de vida útil. Tratando-se da parte analítica física o gás pode ser utilizado como forma de isolante ou como agente de corte.
Quando forma-se o arco elétrico enquanto uma energia é interrompida segue este circuito:
Circuito fechado: Obtendo a movimentação normal de corrente elétrica, a pressão nos eletrodos é reduzida com resistência de contato. Características físico-químicas do SF6: Massa molecular - 146,06 a 3,84Mpa
Temperatura de sublimação - 63,8 ºC
Temperatura de liquefacção - 50,8 ºC
Densidade

Relacionados