Trab Hist
Belle Époque
Grupo: Beatriz Nunes e Yuri Mendonça.
Teresópolis, 15 de abril de 2015
Introdução:
Este trabalho é destinado aos impactos da Belle Époque no Brasil em diversos setores, tais como: sociedade, cultura e indústria. É entre os anos de 1900 a 1910 que o mundo vivenciou a Belle Époque. Uma época cheia de luxo, extravagância, elegância e beleza. Objetiva-se explorar todo esse contexto e averiguar costumes, modismos e o movimento artístico vigente no período. Há o esclarecimento do vestuário utilizado e do porque a arte sofre uma revolução e surge então,uma forma artística nova associada à natureza. Essa arte chamada de Art Nouveau cria um visual cheio de linhas curvas, traços longos, espirais e emaranhados lembrando ramagens e flores. É mostrado toda essa vivência e aspectos inseridos na sociedade.
O que foi a Belle Époque?
A Belle Époque foi o período que decorreu na Europa entre 1890 e 1914, ano em que começou a Primeira Guerra Mundial. A expressão Belle Époque, contudo, só surgiu depois do conflito armado para designar um período considerado de expansão e progresso, nomeadamente a nível intelectual e artístico.
Foi uma fase de grande desenvolvimento na Europa, favorecida pela existência de um longo período de paz. Países como a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a França, a Itália e o Reino Unido aproveitaram para se desenvolver a nível económico e tecnológico. Tratou-se de uma época de otimismo entre a população que passou a ter uma grande crença no futuro. Simultaneamente, os trabalhadores começaram a organizar sindicatos e partidos políticos, nomeadamente os socialistas.
Nas grandes cidades o ambiente mudou radicalmente, o que era visível nas principais avenidas, onde se multiplicavam os cafés, os cabarets, os ateliers, a galerias de arte e as salas de concertos, espaços frequentados pela média burguesia, que tinha cada vez mais posses. O núcleo da Belle Époque era