trab de quimica eletroquimica
Estudo da Eletroquímica
Canoas, dia 13 de agosto de 2015.
Introdução
A matéria é composta de particulas eletricamente carregadas, portanto não é surpreendente a possibilidade de converter energia elétrica em energia química e vice-versa. Embora a discussão sobre a natureza de energia elétrica pertença ao campo da Física, certos aspectos da produção e usos da mesma pertencem à Química. Assim, a eletroquímica se trata as reações que produzem corrente elétrica através de reações chamas de oxidação e redução, e também, as reações que ocorrem por intermédio do fornecimento de corrente elétrica, conhecidas como eletrólise. Ela está muito presente no nosso cotidiano, como em pilhas e baterias utilizadas em apaelhos eletrônicos. Tem grande importância também, em pesquisas médicas e biomédicas, áreas da ciência cujos cientistas estudam reações eletroquímicas em células vivas.
Reações de oxidação
Na oxidação analisa-se a perda de elétrons e consequentemente o aumeto do número de oxidação. Para os compostos orgânicos, verifica-se a reação com o oxigênio e o aumento do número de oxidação do carbono envolvido.
As reaçõs de oxidação das substâncias orgânicas devem ser catalisadas por um agente oxidante. São geralmente simbolizados por [O] e podem ser o permangnato de potássio (KMnO4), dicromato de potássio (K2Cr207) ou o tetraóxido de ósmio (OsO4).
As reações mais importantes de oxidação são:
- Oxidação energética dos alcenos;
-Oxidação de álcool primário;
-Oxidação de álcool secundário;
Oxidação Energética dos Alcenos
A reação ocorre quando há uma ruptura da molécula, ou seja, a quebra simultânea das duas ligações da dupla e a entrada de oxigênio na molécula orgânica. Isso acontece no momento em que os alcenos entram em contato com um agente oxidante em solução aquosa, concentrada e ácida