Comercio Exterior
MBA EM GESTÃO COMERCIAL
UNIDADE PAULISTA
TURMA 1
COMÉRCIO EXTERIOR
Prof: Pedro Kraus
ATIVIDADE DE GRUPO
São Paulo – SP, agosto de 2015
Perguntas e Respostas do Material Complementar, pág. 35-36
1- Nas Atividades de Marketing em nível de empresa, também, ocorre uma evolução da função de marketing; a qual se inicia com o aprendiz de marketing e se encerra cm o marketing institucionalizado. No Brasil, somente empresas que possuem uma atividade de marketing institucionalizado atuam em negócios internacionais? Justifique.
As empresas que possuem uma atividade de marketing de institucionalização terão um retorno positivo maior, pois terão maior conhecimento de ordem cultural entre outros, e reduzirão assim as falhas em sua atuação, seja ela a implantação do nome da empresa ou de produtos, o que possibilitará maior chance de sucesso.
Porém, no Brasil, empresas que não possuem marketing, ou que possuem marketing em evolução, aceitam o desafio no momento que encontram uma oportunidade, entrando no mercado internacional e evoluindo no “dia à dia”. Essa ação aumenta o risco para a empresa, o que pode prejudicar totalmente sua atuação e impossibilitar que ela continue no mercado internacional, mas não impossibilita a sua atuação.
Portanto, mesmo que a empresa não possua marketing institucionalizado, ela poderá atuar em negócios internacionais.
2- A evolução do marketing em nível internacional se inicia com o marketing doméstico e culmina com o marketing global. As duas primeiras etapas com uma orientação etnocêntrica são o de marketing doméstico e o de marketing de exportação. Nesse sentido, mencione três diferenças entre o marketing de exportação e o marketing internacional. Responda, ainda, o que vem a ser uma orientação etnocêntrica e uma orientação policêntrica de marketing.
No marketing de exportação, o qual possui predominantemente uma orientação etnocêntrica, costuma-se exportar os mesmos produtos comercializados no mercado