TRAB DE DP DE EST GIO 7 JUDITE 21 05

2579 palavras 11 páginas
1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para a elaboração deste projeto é o idoso e sua relação intrageracional; como esta relação pode ajudar em um processo de envelhecimento mais saudável?
O Brasil esta inserido em um contexto atual de imensa transformação, uma vez que a população de idosos já supera 15 milhões de pessoas. Dados do censo de 2010 apontaram que a população idosa passaria de 14,9 milhões (7,4% do total) em 2013. Estamos em 2014 e levando este dado como consideração, o Brasil não pode ser considerado um país jovem, ou de jovens. Deve, sim, reconhecer o seu processo de envelhecimento, pois brevemente alcançará a sexta colocação no mundo em número de idosos.
De acordo com FERNANDES (1997), embora a presença governamental tenha demorado a pensar a questão social que envolve o idoso, em face dos problemas gerados pela expansão demográfica dessa população, pode-se dizer que a Constituição Federal, só de passagem, reconheceu o novo problema. Devido a essas projeções, a partir da Constituição Federal de 1988, a questão do idoso começou a ser abordada com maior rigor.
No ano de 1994, aconteceu à regulamentação da Política Nacional do Idoso, e, em 2003, foi criado o Estatuto do Idoso, como forma de preservar e garantir os direitos da população da terceira idade. Estas leis buscam assegurar os direitos sociais dos idosos, para que estes tenham condições de autonomia, integração e participação na sociedade. Ainda segundo o IBGE a população de idosos esta estimada em 2060 para 58,4 milhões, um total de 26,7% da população.
De acordo com DIAS (2007) com o intuito de cumprir alguns comandos da Constituição, nasce o Estatuto do Idoso, com 118 artigos, que vem consagrar uma série infindável de prerrogativas e direitos às pessoas com mais de 60 anos. O mesmo deve ser considerado como um verdadeiro divisor de águas na proteção ao idoso, pois não se trata de um conjunto de regras de caráter programático,

Relacionados