trab conforto
ANDREW PERRARO
GABRIEL FRANCISCO CASAGRANDE
VICTOR DE PELLEGRIN ZANATTA
LEONEL BRIGNOLI BERNARDINO
ARQUITETO SEVERIANO MARIO PORTO
CRICIÚMA, JUNHO DE 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
3 ALDEIA SOS DO AMAZONAS
4 RESIDÊNCIA DE SEVIANO PORTO
5 CONCLUSÃO
6 REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
Severiano Mário Porto, nascido em 19 de fevereiro de 1928 na cidade de Uberlandia situada no estado de Minas Gerais, destacou-se por suas obras na região da Floresta Amazônica, onde viveu por 36 anos. Manteve-se fiel a ideia de adaptar seus projetos as condições climáticas da localidade sempre aliado ao contexto da arquitetura amazônica, a utilização de mão-de-obra e materiais oriundos da região facilitava a execução dos projetos na mesma medida em que aplicava o padrão da sustentabilidade. Sua preocupação em inovar diferentes formas de combater o rigoroso clima quente e úmido da localidade era clara, Severiano utilizava de elementos que trouxessem traços da arquitetura regional contanto que auxiliassem na estrutura climática do projeto.
Todas suas obras merecem destaque em referência ao contexto arquitetônico amazônico e ao conforto térmico, porém destacaremos neste trabalho a sede da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a Aldeia SOS do Amazonas, os quais apresentam uma ênfase muito grande ao conforto térmico das edificações.
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
A Universidade do Amazonas, projetada em 1973 e premiada pelo IAB em 1987, ajuda a sintetizar os conceitos da obra de Mario Porto. Trata-se de uma obra concebida de modo a integrar-se ao meio amazônico, aproveitando o clima local e seus ventos. O campus universitário está instalado em uma área de 6.700 km², e é composta de vários módulos distribuídos e interligados por vias. Sua cobertura isolante impede que o sol equatorial esquente demais os ambientes, e a distância entre os módulos propõe o