trab analise de sistemas
Vamos, inicialmente, definir o termo “organização”!
Organizações são escolas, empresas, hospitais, igrejas, clubes, ou seja, são unidades sociais compostas de duas ou mais pessoas, que funcionam de maneira contínua, para atingir um objetivo comum, segundo Robbins (2002).
De acordo Maximiano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam impossíveis fazer sozinho.
O estudo do comportamento humano deve considerar a complexa natureza do homem, a motivação é um dos fatores que mobilizam o comportamento, segundo Chiavenato (1995).
O comportamento humano nas organizações estuda os impactos que as pessoas e grupos têm sobre o comportamento dentro das organizações com o intuito de promover melhoria contínua da eficácia organizacional, ou seja, preocupa-se com o que as pessoas fazem nas organizações e de como o comportamento delas afeta o desempenho organizacional.
Segundo Bergamini (2010:19), “inúmeros são os aspectos que determinam as diferenças comportamentais. Cada uma das pessoas tem uma bagagem inata e experiências vividas ímpares que determinam um número infinito de variações entre os diferentes tipos e estilos de personalidade”.
Dessa forma, se faz necessário estudar questões que abrangem as relações de trabalho, funções, absenteísmo, rotatividade (turn-over), desempenho e produtividade, bem como assuntos relacionados a atitudes, valores, crenças, hábitos, motivação, liderança, habilidades interpessoais, aprendizado, estresse, entre outros. Essas questões são essenciais para o bom desempenho das equipes, pois quando a interação entre os indivíduos é atingida, independentemente de suas características pessoais, ocorre à sinergia, “onde o todo é mais que a simples soma das partes” (BERGAMINI, 2010:84).
Portanto, nas organizações, o trabalho em equipe é