Tr De Carla
Há dez habilidades necessárias para ser um bom negociador, sendo elas: ser um bom ouvinte, desenvolver um espírito negocial, planejar, mirar alto, ser paciente, visar à satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, ser ético, troque de concessões e ser empático. Segundo ele, há também quatro elementos fundamentais para ser um bom negociador, sendo: legitimidade, informação, tempo e poder.
O planejamento é um fator primordial Pois faz com o negociador se antecipe aos fatores que vão influenciar em uma discussão onde poderá haver inúmeros fatores influenciáveis.
A informação auxilia no conhecimento do indivíduo com quem irá negociar.
O Tempo pode ser um dos fatores influentes, pois quem gerencia o fator facilitará o andamento da negociação.
Poder é uma das influências fundamentais na negociação, pois para as outras você não será somente um individuo qualquer e sim a empresa, por isso transparecer uma imagem de uma pessoa centrada e capacitada mostra que você sabe o que esta fazendo transmite uma confiança maior com quem ira negociar e deixa sempre bem claro seus objetivos e necessidades.
São dez os elementos da negociação: Interesses, Alternativas, Opções, Legitimidade, Compromissos, Relacionamentos, Comunicação, Tempo, Conformidade, Contexto. A definição desses elementos é importante para a preparação, para a compreensão de diferentes processos de escolhas, para o diagnóstico, para lidar com táticas difíceis e para organizar intuições, instrumentos e lições. A aplicação desses elementos pode ser observada da seguinte forma: • O QUE VOCÊ DESEJA – Interesses, inclusive; – Senso de legitimidade – responde a pergunta: “Qual é o critério?”. Define indicadores para defender a proposta – Relacionamento para gerar confiança: identificação dos interesses dos outros. • OBTENDO O DESEJADO: – Alternativas – o que pode ser feito sem acordos para buscar uma saída. – Opções – possibilidades de acordos corresponde a criação de valor; facilita a “divisão do