Fritador De Salsichas
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS
Autorizada pela Portaria nº 577/2000 – MEC, de 03/05/2000
Curso de Engenharia ELÉTRICA
Disciplina: ELETROMAGNETISMO
Tema: Eletrodinâmica.
Professor: Luiz Neves Junior.
Data: 09/12/2009.
Aluno(s):
Andressa Gomes
Cláudio Marques Naves
Roberta Borges Bianchi
Robson Macedo
No Matrícula:
20082034
20082040
20082055
20082021
Nota:
Visto em:
De acordo do aluno:
FRITADOR
DE
SALSICHAS
1. OBJETIVO
Mostrar a condução elétrica nos condutores iônicos e a manifestação do efeito Joule, usando como condutor elétrico uma salsicha. Também se observará a queda de potencial elétrico ao longo da salsicha, durante sua 'fritura', através de diodos emissores de luz (LEDs).
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Um primeiro conceito a ser definido neste trabalho é o de eletrodinâmica, que é a parte da eletricidade que estuda, analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento. A movimentação das cargas elétricas dá-se o nome de corrente elétrica.
Existem, essencialmente, três tipos de condutores elétricos: os sólidos, os líquidos e os gasosos. Pode-se caracterizá-los por espécie, salientando em cada espécie quem são os portadores de carga elétrica responsáveis pela corrente elétrica que os atravessa:
Condutores de primeira espécie, que tem como principal exemplo os metais. Admitem como portadores de carga, exclusivamente, elétrons.
Condutores de segunda espécie, que tem como principal exemplo as soluções iônicas (eletrólitos). Admitem como portadores de carga, exclusivamente, íons (cátions+ e ânions-).
Condutores de terceira espécie, que tem como principal exemplo os gases ionizados. Admitem como portadores de carga, tanto íons (cátions e ânions) como elétrons.
Independente da espécie, a passagem da corrente elétrica através deles tem como conseqüência o efeito Joule, ou seja, observa-se neles um aquecimento oriundo da conversão de energia elétrica em térmica. O efeito Joule não é o