TPM Industrial
Manutenção Industrial
2014
Técnico em Mecânica
TPM – Planejamento, Organização e Administração Industrial.
O que é TPM?
O TPM, Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total), é um modelo de gestão que busca a eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de falha zero e quebra zero das máquinas, ao lado do defeito zero nos produtos e perda zero no processo, atuando juntamente com o desenvolvimento do homem em relação a sua máquina e equipamento visando à falha zero e quebra zero de máquinas.
O TPM é o resultado do esforço de empresas japonesas em aprimorar a manutenção preventiva que nasceu nos Estados Unidos. Este trabalho iniciou-se por volta de 1950. Dez anos depois o Japão evoluiu para o sistema de manutenção da produção. Por volta de 1971, o TPM foi formatada no estilo japonês por empresas como Toyota, Nissan, através da cristalização de técnicas de manutenção preventiva, manutenção do sistema de produção, prevenção da manutenção e engenharia de confiabilidade.
Há várias traduções para o TPM, sendo as mais frequentes:
Manutenção Produtiva Total;
Manutenção Total da Produção;
Melhoria da Produtividade Total;
Manutenção da Produtividade Total.
O TPM tem as seguintes características:
Um sistema que engloba todo o ciclo de vida útil da máquina e do equipamento;
Um sistema onde participam a engenharia, a produção e a manutenção;
Um sistema que congrega a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa;
Processo motivacional na forma de trabalho em equipe.
A letra "T" significa "TOTAL". Total no sentido de eficiência global, no ciclo total de vida útil do sistema de produção e no sentido de todos os departamentos e de participação.
A letra "P" significa "PRODUCTIVE". A busca do sistema de produção até o limite máximo da eficiência, atingindo "zero acidente, zero defeito e quebra/falha zero", ou seja, a eliminação