Relação entre tpm e rcm na manutenção industrial
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
ALUNO: GEISON GOMES SILVA 0512113
RELAÇÃO ENTRE TPM E RCM NA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Universidade estadual do Maranhão- UEMA, como requisito para a obtenção de nota para a disciplina de Manutenção Industrial. Prof.: Adail Barros
SÃO LUÍS – MA
2011
RESUMO
Hoje em dia a gestão da manutenção tem se tornado um pilar estratégico para as empresas, sendo que a correta gestão da manutenção tem gerado um diferencial competitivo, onde a aplicação de ferramentas de gestão como TPM e o RCM ganha destaque neste processo. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a integração entre os programas TPM - manutenção produtiva total e RCM - manutenção centrada em confiabilidade, analisando as características individuais de cada um e discutindo as possibilidades de integração dos dois programas, com base em alguns ajustes. Também serão analisados os pontos positivos desta integração na gestão da manutenção.
INTRODUÇÃO
A manutenção industrial é um ramo que esta voltado para a manutenção de máquinas, equipamentos, instalações gerais e edificações, procurando obter de cada um o maior tempo de vida útil possível e eliminar paralisações quando estiverem sendo chamados a operar.
A manutenção assume hoje um papel importantíssimo no contexto industrial, influenciando diretamente na produtividade e nos custos, ou seja, fazer a empresa funcionar com um custo otimizado.
Atualmente, com o aumento da competitividade entre as empresas, a manutenção vem se transformando em um pilar estratégico, sendo que diversas ferramentas e programas vêm sendo utilizados pelas empresas para alavancar seus resultados, visando um gerenciamento mais eficaz de seus ativos e uma redução de seus custos.
Figura 1. Evolução da manutenção
Neste trabalho