Tp6 - amplificador de instrumentação
1212 palavras
5 páginas
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa[pic]
Instrumentação
Trabalho Prático Nº 6
Amplificador de Instrumentação
Trabalho realizado por:
Alexandre Carneiro Nº 26894
Bruno Bedo Nº 29097
Miguel Gonçalves Nº 23686
Rui Parrula Nº 22602
Turma: 41N Turno Prático: 2 Grupo: 3
Índice
Introdução 2
Objectivos 4
Dimensionamento 5
Questões 7
Conclusão 15
INTRODUÇÃO
O amplificador de instrumentação constrói-se a partir de 3 Ampops e 7 resistências. Os erros de “offset” são anulados a partir da resistência variável (R’). O ganho da montagem é ajustado a partir de alterações da resistência, variável aR.
[pic]
Se pretendermos uma tensão de saída referenciada a um potencial diferente de zero, Vref, basta colocar em série com R´ (ponto A), um circuito do seguinte tipo (seguidor de tensão):
[pic]
Relativamente ao amplificador diferencial o circuito abaixo representado (A.I.- Amplificador de Instrumentação), apresenta uma impedância de entrada mais elevada (teoricamente infinita) e uma grande facilidade de ajuste de ganho. Para que seja possível interligar na sua saída cargas com um terminal ligado à massa (não flutuantes) teremos que associar a esta montagem um circuito subtractor.
[pic]
Análise do circuito:
[pic]
Desdobrando a tripla igualdade e resolvendo em ordem a V01 e V02, obtém-se:
[pic]
Em termos gráficos tem-se:
[pic]
Se pretendermos minimizar a variação de tensão na carga ou disponibilizar uma corrente superior ao limite máximo de corrente que o AMPOP pode fornecer, podemos utilizar uma interligação a 3 fios do seguinte tipo:
[pic]
onde:
[pic]
Objectivos
• Estudo e projecto de um amplificador de