Trabalho++
Índice
Índice 1 Introdução 1 O ciclo da água 2 Bibliografia 2
Introdução
Na terra existe água em três estados físicos – sólido, líquido e gasoso – constituindo a hidrosfera que se distribui por três reservatórios principais: oceanos, continentes e atmosfera, que entram em interacção, formando o ciclo da água.
A energia solar é a fonte da energia térmica necessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase de vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens. A atração gravítica dá lugar à precipitação e ao escoamento.
Ilustração 1 Ciclo da água
O ciclo da água
O ciclo da água é uma sequência de fenómenos pela qual a água está sujeita. Esta sofre evaporação (direta, por transpiração das plantas e dos animais – evapotranspiração - e por sublimação) e sobe até à atmosfera, voltando a regressar à superfície da Terra no estado líquido ou sólido.
O vapor de água é transportado pela circulação atmosférica e condensa-se após percursos muito variáveis, que podem ultrapassar 1000 km. A água condensada dá lugar à formação de nevoeiros, de nuvens e à precipitação.
A precipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva) ou na fase sólida (neve, granizo ou saraiva). Esta inclui também a água que passa da atmosfera para o globo terrestre por condensação do vapor de água (orvalho) ou por congelação daquele vapor (geada) e por interceção das gotas de água dos nevoeiros.
Parte da água que precipita nos continentes infiltra-se no interior do solo, subdividindo-se numa parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os aquíferos constituindo o escoamento subterrâneo. A outra origina escoamento à superfície do terreno. Tanto o escoamento superficial como o escoamento subterrâneo vão alimentar os cursos de água que desaguam nos lagos e nos oceanos.
A água que