TP01
Curso de Engenharia de Sistemas e Informática - 5º Ano
Ficha T. Prática n.º 1
Objectivo:
Estudo do paradigma multidimensional com introdução de uma extensão ao diagrama E/R para modelação multidimensional ME/R.
Introdução
OLAP surge como uma tendência em tecnologias de bases de dados, baseadas em vistas multidimensionais de dados.
Uma boa definição de OLAP pode tirar-se de [OLAP97]: “... OLAP (On-Line
Analytical Processing) é uma categoria de tecnologias de software que permite aos analistas, gestores e executivos a análise de dados, através de um acesso interactivo, consistente e rápido, de uma grande variedade de possíveis vistas, a informação que foi transformada a partir de dados base, por forma a reflectir a dimensionalidade real da empresa da forma como é percebida pelo utilizador. As funcionalidade OLAP são caracterizadas por uma análise dinâmica multidimensional dos dados consolidados da empresa que suportam as actividades de análise e navegação incluindo cálculos e modelação aplicados entre dimensões, atravessando hierarquias e /ou entre membros, análise de tendências, sequências temporais, visualização de subconjuntos através de slicing, perfurar os dados para níveis mais profundos de consolidação, rotação de dados para novas comparações, etc...”.
As ferramentas OLAP são utilizadas muito frequentemente como ferramentas de front end em ambientes de data warehousing [SBH99]. Permitem uma análise interactiva de dados multidimensionais (MD). Desta forma a tecnologia de bases de dados multidimensionais tem-se tornado progressivamente mais importante e independentemente das arquitecturas que as implementam em termos de armazenamento, o paradigma multidimensional através do qual os dados são apresentados ao utilizador é central para toda esta temática. Vai-se assim, aqui, tratar deste aspecto fulcral e no final, introduzir-se-á uma técnica de modelação, sob a forma de uma extensão ao clássico digrama E/R, decerto do conhecimento de