Toxoplasmose
- A toxoplasmose é uma doença infecciosa bastante comum, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii.
Possui um dos índices de prevalência mais altos do mundo e representa um grave problema em saúde pública. Um terço da população mundial pode estar contaminada pelo Toxoplasma gondii , segundo estimativas do Ministério da Saúde brasileiro. O mesmo estudo diz que, entre novembro de 2001 e janeiro de 2002, o Brasil registrou o maior surto de toxoplasmose do mundo, ocorrido no município de Santa Isabel do Ivaí, no Paraná. - Popularmente conhecida como "doença de gato".
Esse nome popular passa uma idéia equivocada, estes felinos não são os únicos a transmitir o protozoário Toxoplasma gondii: todos os mamíferos e aves podem fazer isso.
Ciclo de vida do protozoário
Toxoplasma no ser humano
- Esse protozoário é um parasita tão pequeno que vive dentro das células dos animais. Os cistos -bradizoítos encistados - do T.gondii, presentes em baratas, lagartixas, ratos e pequenas aves são ingeridos pelos gatos.
- No intestino dos felinos, os bradizoítos se instalam de forma permanente e dão origem a oocistos imaturos, uma forma do cisto que ainda não transmite a doença.
- O ciclo do Toxoplasma gondii inicia-se quando essas formas imaturas são eliminadas através das fezes e urina do gato infectado.
- Para se ter uma idéia: um gato pode eliminar, de uma só vez, 500 milhões de oocistos. Esses demoram de um a cinco dias para amadurecer e adquirir a forma infectante, que causa a toxoplasmose. Como já foi dito, o ser humano, bem como outros mamíferos, e também as aves, são hospedeiros intermediários do Toxoplasma gondii.
Onde o toxoplasma termina seu ciclo
- No intestino humano, os oocistos liberam esporozoítos e esses invadem os enterócitos, as células intestinais ligadas à absorção de nutrientes.
- Dentro dessas células, os esporozoítos reproduzem-se de forma assexuada, até que a célula hospedeira se rompa e libere os taquizoítos - que são