Toxoplasmose
Muitas doenças podem ser adquiridas através do consumo de alimentos. Assim, é de suma importância que as pessoas de maneira geral, e em especial aquelas envolvidas na preparação de refeições voltadas para a coletividade, tais como nutricionistas, técnicos em nutrição, cozinheiros, auxiliares, conheçam suas causas e os devidos cuidados a serem tomados a fim de evitar o contágio e a propagação.
A toxoplasmose é uma doença facilmente adquirida, dentre outras formas, pelo consumo de água e alimentos contaminados. Embora na maioria dos casos atue de forma benigna, pode causar sérios prejuízos à saúde, principalmente nos casos de gestantes e pessoas imunodeprimidas.
Este trabalho foi desenvolvido tendo em vista a importância de conhecer as causas e maneiras de evitar a toxoplamose. Buscou-se descrever fatores tais como características gerais da doença, sintomas, formas de contágio, tratamento e prevenção, dentre outros.
1. DESCRIÇÃO DA DOENÇA
A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Amplamente disseminada na natureza, manifesta-se de forma assintomática na maioria dos casos. Alguns autores citam que 1/3 da população humana mundial esteja afetada pela doença, a grande maioria de forma benigna, crônica e assintomática.
A doença atinge praticamente todas as espécies de aves e mamíferos (inclusive o homem), os quais atuam como hospedeiros intermediários, enquanto os hospedeiros definitivos são os felinos, principalmente o gato doméstico. Os alimentos vegetais contaminados com oocistos, e os de origem animal, principalmente produtos suínos e ovinos com cistos, são os maiores responsáveis pela infecção humana e animal, principalmente no cão, que pode vir a ser alimentado com carne crua.
Em pessoas cuja imunidade apresenta-se normal – imunocompetentes –, a doença pode até passar despercebida: verifica-se, durante o acompanhamento pré-natal, que os anticorpos contra o Toxoplasma gondii