Toxoplasmose.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Prevalência de soropositividade para toxoplasmose em gestantes no município de Piracuruca-Piauí.
3. PROBLEMATIZAÇÃO: Multiplicidade de fatores relacionados com a prevalência de soropositividade para toxoplasmose em gestantes.
4. HIPÓTESES
Elevados índices de soropositividade para toxoplasmose em gestantes.
5. OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL Determinar a prevalência de soropositividade para toxoplasmose em gestantes.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS Verificar possíveis associações entre soropositividade e fatores epidemiológicos como idade, cor, nível de escolaridade e procedência; propor políticas públicas, para melhoria dos serviços relacionados com a toxoplasmose gestacional.
6. JUSTIFICATIVA
A toxoplasmose é uma infecção parasitária que atinge um grande número de pessoas no mundo inteiro, sendo que representa maior risco aos organismos imunocomprometidos e às gestantes. No intuito de atentar para esse problema, fez-se necessário a realização desse projeto que têm como base o conhecimento dos fatores contribuintes para essa soropositividade. A intervenção será realizada através da análise e visualização dos dados coletados dos exames das gestantes, realizados numa determinada maternidade da cidade de Piracuruca- PI. Espera-se que o projeto consiga atingir de forma positiva seu público alvo, vindo a ocasionar uma melhoria na qualidade de vida das mesmas.
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A toxoplasmose é um agravo de distribuição mundial e sua importância clínica está no risco que representa aos organismos imunocomprometidos, à gestante, concepto no potencial de causar lesões oculares tardias3. O Toxoplasma gondii pode ocasionar infecção fetal através de passagem transplacentária, quando a mãe adquire a infecção durante a gestação ou, menos comumente, quando mulheres cronicamente infectadas têm um imunocomprometimento importante1,2. A primoinfecção pelo Toxoplasma gondii freqüentemente