TOXOPLASMOSE trabalho
1.
Agente Etiológico:
O agente etiológico da toxoplasmose é o Toxoplasma gondii, um protozoário de distribuição geográfica mundial. Quase 40% da população tem sorologia positiva, podendo chegar a 60% em algumas regiões. A toxoplasmose pode ser congênita ou adquirida. 2.
Características Gerais:
Confundido com Leishmania no passado, o Toxoplasma gondii é um parasita protozoário apicomplexo bastante pequeno, cujo tamanho corresponde à metade do diâmetro de uma hemácia, com um formato arqueado e alongado. A forma do parasita é semelhante à amastigota da Leishmania .
3. Habitat:
Vários tecidos , células (exceto hemácias) e líquidos orgânicos (saliva, leite, esperma, líquido peritoneal, etc)
4. Formas Evolutivas:
Trofozoítos ou taquizoítos:
Apresenta-se com forma grosseira de banana ou meia-lua. Uma das extremidades é mais afilada e a outra é mais arredondada. Medem cerca de 4 a 9 micrômetros de comprimento por 2 a 4 micrômetros de largura.
Bradizoítos ou cistozoítos:
Mede cerca de 100 a 300 micrômetros de diâmetro. É esférico ou tem o contorno da célula parasitada. Apresenta uma membrana interna, própria do parasito e uma externa, produzida pela célula parasitada.
Oocistos:
Tem forma oval. Mede de 10 a 12 micrômetros de diâmetro. Apresenta no seu interior 2 esporocistos e cada um com 4 esporozoítos. 5. Transmissão:
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
6. Aspectos Clínicos:
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular
(vermelhidão pelo corpo