Trabalho Toxoplasmose La s
Laís Silva de Paulo n°07 2° Ano E.M
Toxoplasmose
Caraguatatuba
2015
O que é:
Toxoplasmose, é causada por um cisto muito comum chamado Toxoplasma gondii. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados, principalmente carne crua ou mal passada de porco e de carneiro e vegetais, que com os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
Transmissão:
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. A infecção pode se dar por: Por ingestão de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada). Muito comum na Ásia.
Por transmissão intra-uterina da gestante contaminada para o bebe.
Órgãos contaminados que, ao serem transplantados em pessoas que terão que utilizar medicações que diminuem a imunidade (para combater a rejeição ao órgão recebido), causam a doença.
Alguns fatores de risco aumentam os riscos de contaminação: AIDS/HIV: com o sistema imunológico debilitado, a pessoa torna-se mais vulnerável à ação do protozoário.
Quimioterapia: estar sob tratamento de quimioterapia também afeta a resistência do organismo
Medicamentos: alguns deles também podem afetar o sistema imunológico.
Gravidez: se a mulher tiver sido diagnosticada com toxoplasmose, um tratamento específico pode reduzir as chances do bebê nascer com a doença.
Sintomas:
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no coração, fígado e músculos.
Em pessoas saudáveis e com boa imunidade, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo, febre, fadiga e dor de garganta.
Já em pessoas com o sistema imunológico debilitado (soropositivos por exemplo) a doença se manifesta de forma bem mais agressiva, podem surgir sintomas específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, infecções respiratórias, como