Toxicologia
1- Correlacione os eventos da toxicocinética com o potencial de risco de toxicidade para os agentes tóxicos.
R: Os eventos da toxicocinética que apresentam potencial de risco são na absorção, quanto mais rápida for a absorção maior é o risco de intoxicação. Outro evento é a distribuição do agente tóxico na corrente sanguínea que é transportado para o órgão alvo e tecidos de armazenamento, quanto maior o volume de distribuição maior o risco toxicológico.
2- Explique o processo de biotransformação de agentes tóxicos e a importância das enzimas do citocromo P450 nesse evento.
R: A biotransformação é o mecanismo de detoxicação do agente tóxico com finalidade de aumentar a capacidade de eliminação do agente tóxico pelo organismo.
Esse processo ocorre em 2 etapas:
-na etapa 1, ocorre a fase enzimática ou pré-sintética, onde o agente tóxico na presença de enzima é biotransformado formando metabolito intermediário que é parcialmente ativo.
-na etapa 2, ocorre a fase de conjugação ou sintética, onde o metabolito intermediário é conjugado(pelo ác. Glicurônico) formando o metabolito final (inativo) que será eliminado.
As enzimas do citocromo P450 são responsáveis pela biotransformação do agente tóxico na fase enzimática.
3- Definir: a) DL 50 b) NOEL a) DL50 é uma dose letal que provavelmente mate 50% dos animais que sofreram a exposição b) A Noel é uma dose limite de exposição onde não são observados efeitos tóxicos de qualquer natureza, tudo que está abaixo da noel é considerado como seguro para exposição humana e qualquer dose acima da noel já é capaz de causar um efeito deletério.
4- Explique as fases da carcinogênese e sua relação com a exposição aos agentes tóxicos. R: As fases de carcinogenese ocorre por fatores endógenos que é o proto-ancogenese e fatores externos como a ativação do proto-oncogenese que é transformado em oncogenese pela fase de iniciação, a fase de promoção multiplica a oncogenese e a fase de