Toxicologia
Profª DSc. Rita Wetler Tonini
1- TOXICOLOGIA
A Toxicologia é a ciência que tem como objeto de estudo o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento deste efeito, ou seja, estabelecer o uso seguro destas substâncias químicas.
Trata-se de uma Ciência multidisciplinar, onde os conhecimentos estão inter-relacionados. Envolvendo assim, especialistas com diferentes formações profissionais
A Toxicologia se apóia em 3 elementos básicos:
i) O agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; ii) O sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; iii) O efeito resultante, que pode ser adverso (ou tóxico) para o SB.
2- ÁREAS DA TOXICOLOGIA
Toxicologia Ambiental: efeitos nocivos produzidos por substâncias químicas presentes no macro ambiente dos seres vivos.
Toxicologia Ocupacional: efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas presentes no meio ocupacional (micro ambiente) do homem.
Toxicologia de Alimentos: estuda os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes nos alimentos, sejam estes de origem biogênica ou antropogênica.
Toxicologia de Medicamentos: efeitos adversos decorrentes do uso inadequado de medicamentos, da interação medicamentosa ou da susceptibilidade individual.
Toxicologia Social: efeito nocivo dos agentes químicos usados pelo homem em sua vida de sociedade seja sob o aspecto individual ou social.
Ecotoxicologia: estudo dos efeitos adversos de agentes químicos ou físicos no ecossistema.
Todas estas áreas poderão ser estudadas sob três aspectos distintos: o clínico, o analítico e o experimental.
3- AGENTE TÓXICO
Diz-se de qualquer substância química que, interagindo com um organismo vivo, é capaz de produzir um efeito tóxico, seja este uma alteração funcional ou a morte.
Toda a substância química é potencialmente tóxica, este potencial pode