Toxicologia
1. Introdução.
A química em prol do equilíbrio e segurança do meio ambiente e seres vivos. A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade. Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.
2. Poluição.
Considera-se poluição, a presença, o lançamento ou a liberação, de toda e qualquer forma de matéria ou energia, com intensidade em quantidade, de concentração ou características em desacordo com as que foram legalmente estabelecidas, ou que tornem ou possam tornar o ambiente:
Improprio, nocivo ou ofensivo à saúde.
Inconveniente ao bem estar publico.
Danosas aos materiais, à fauna e à flora.
Prejudiciais à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
3. Poluente.
Considera-se contaminação o ambiente que contiver organismos patogênicos, substancias toxicas ou resíduos radioativos e outros contaminantes ( Agentes Contaminantes ) que constituem perigo para à saúde pública.
4. Tipos de poluição.
a) Sólida – areia, terra, cinzas, varreduras de qualquer fábrica, mina, pedreira ou casa; qualquer lama ou matéria sólida de esgoto, esgoto, vegetal ou lixo, sobras ou partes de animais, borracha, madeira, palha etc.
b) Liquida – material dissolvido, materiais em suspensão, gases dissolvido.
Consequências.
5. Poluição do Solo.
A poluição do solo é qualquer alteração da sua características naturais através da decomposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.
As principais fontes de poluição do solo são resíduos (lixos