Toxicologia
A Biomedicina é uma área do conhecimento voltada para a condução de estudos e pesquisas no campo de interface com Medicina, Biologia e Farmácia-Bioquímica, relacionado com as pesquisas das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco-epidemiológicos, na busca das suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento. com diversas áreas de atuação aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, dentre elas esta as analises toxicológicas.
INTRODUÇÃO
A Toxicologia é a ciência que tem como objetivo estudar os efeitos nocivos decorrente da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento desse efeito, ou seja, estabelecer condições seguras de exposição a essas substâncias e assim, permitir que o homem se beneficie das conquistas tecnológicas da era atual. As áreas da toxicologia são: experimental, social, medicamentos, ambiental, ocupacional e de alimentos.
O biomédico é o profissional que realiza análises para determinar a presença de drogas no organismo, colaborando com os esforços públicos na redução de danos aos dependentes químicos, ligados a instituições de saúde que tratam desses pacientes. Realiza análises toxicológicas de emergência, contribuindo para a qualificação do diagnóstico e monitoramento dos casos de intoxicação, através do reconhecimento do agente e consequente estabelecimento do tratamento clínico precoce e adequado ao paciente.
É importante mencionar que o motivo que nos levou a escolher as análises toxicológicas deve-se em especial, ao fato de ser uma área de extrema importância para a saúde, pois a toxicologia é uma ciência que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversas outras ciências, pois sem os conhecimentos inter-relacionados, dificilmente atingiria seus objetivos que são prevenir, diagnosticar e tratar.
Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral informa como o biomédico atua nesta área levando