toxicologia
DISCIPLINA: TÓXICOLOGIA OCUPACIONAL E RISCOS QUÍMICO
Alunos: Andre Luiz Candido, Joelma Aparecida, Lidiane Pereira e Wuesckley Feitosa.
1- Em relação á classifição das doenças segundo sua relação com o trabalho, diferencie aquelas que são causa necessárias das que são contributivas, mas não necessárias, e finalmente, as doenças cujo o trabalho é provocador ou agravador de um distúrbio latente ou doença preexistente.
R: Doenças em que o trabalho é a causa necessária são aquelas tipificadas pelas doenças profissionais, stricto sensu, e pelas intoxicações agudas de origem ocupacional;
Exemplos: Intoxicação por chumbo, Silicose e as doenças profissionais legalmente reconhecidas Doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas pelas doenças comuns, mais frequentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais e para as quais o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica.
Exemplos: A hipertensão arterial e as neoplasias malignas (cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões, constituem exemplo típico. Doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões 2- Quanto ao diagnóstico de uma doença e afastamento do trabalho de trabalhador segurado pela Previdência Social, descreva como é desencadeado a concessão do beneficio auxilio- doença.
R: Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o