Toxicologia
Toxicologia
Este trabalho foi preparado com a finalidade de oferecer conhecimentos a profissionais sem um treinamento específico em toxicologia industrial, mas que podem ser chamados para descobrir e interpretar dados que são na sua maioria de natureza médica. Acreditamos que, com a devida interpretação das informações aqui contidas, o profissional da área de segurança, medicina e higiene do trabalho terá um acréscimo de idéias a respeito do vasto campo que é a Toxicologia Industrial.
João A. Munhoz
munhoz@freenet.de
1
APOSTILA DE TOXICOLOGIA
Definição de toxicidade
Toxicidade é a característica de uma molécula química ou composto em produzir uma doença, uma vez que alcança um ponto suscetível dentro ou na superfície do corpo. Perigo toxicológico é a probabilidade da doença poder ser causada através da maneira pela qual a substância esteja sendo utilizada.
Termos relacionados com a Toxicidade: este termo será empregado no senso médico para significar “de curta duração”. Quando aplicado para materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referido como uma simples exposição de duração medida em segundos, minutos ou horas. Quando aplicado a materiais que são ingeridos, será referido comumente como uma pequena quantidade ou dose. este termo será usado em contraste com aguda, e significa de longa duração. Quando aplicado a materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referido como períodos prolongados ou repetitivos de exposição de duração medida em dias, meses ou anos. Quando aplicado a materiais que são ingeridos, será referido como doses repetitivas com períodos de dias, meses ou anos. O termo “crônico” não se refere ao grau (mais severo) dos sintomas, mas se importará com a implicação de exposições ou doses que podem ser relativamente perigosas, a não ser quando estendidas ou repetidas após longos períodos de tempo (dias, meses ou anos). Nesta apostila o termo “crônico”