Toxicologia
Perigo: é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte.
Xenobióticos: drogas, produtos industriais ... algo que não faz parte do organismo.
Toxicocinética: permite através de seus parâmetros avaliar matematicamente os movimentos dos agentes tóxicos no organismo.
Biotransformação ou bioconversão: uma das fases da farmacocinética. O fígado é o principal órgão que participa deste processo de transformação.
Farmacocinética: estuda o "caminho" que o medicamento faz no organismo.
Antígeno: uma proteína estranha a certos organismos. Ex.: vacina.
Anticorpo: uma proteína de defesa elaborada na presença de antígenos. Ex.: pus.
Toxicodinâmica: estudo da natureza da ação tóxica exercida por substâncias químicas sobre o sistema biológico, sob os pontos de vista bioquímico e molecular.
Sinais: alteração no organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame médico ou medidas em examens complementares. São nítidos, qualquer um pode ver! Ex.: febre, edema (inchaço), ...
Sintomas: alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a própria pessoa consegue identificá-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticá-los. São subjetivos! Depende da interpretação do paciente. Ex.: fraqueza, tontura, dor ...
Tontura: todas as manifestações de desequilíbrio.
Vertigem: um tipo de tontura. Uma sensação de rotação.
Urgência: ocorrência ou situação perigosa, de aparecimento rápido, mas não necessariamente imprevisto e súbito, necessitando de solução em curto prazo.
Emergência: ocorrência ou situação perigosa, de aparecimento súbito e imprevisto, necessitando de imediata