Toxicocinética
Toxicocinética
É o estudo da relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre o organismo e a concentração do mesmo no plasma, relacionando os processos de: absorção, distribuição, eliminação (biotransformação e excreção) em função do tempo.
Mecanismos de transporte através de membrana biológica
Os agentes tóxicos atravessam a membrana por diferentes mecanismos dependendo de suas propriedades físico-químicas. Os mecanismos de transportes são:
Transporte passivo – depende exclusivamente do gradiente de concentração, no sentindo de igualar as concentrações nas duas fases da membrana. Não envolve nenhum gasto de energia. Compreende: * Filtração – considerando-se o fluxo de água através dos poros da membrana, as substâncias polares de baixo peso molecular (até 600 daltons) passarão através dos poros aquosos. O processo de filtração é dependente, portanto, além da hidrossolubilidade da substância, do tamanho dos poros da membrana que são relativamente grandes nos glomérulos renais (cerca de 40 Å) e pequenos na maioria das células (8 Å). * Difusão simples/passiva – Consiste na passagem de partículas de soluto do local de maior para o local de menor concentração, tendendo a estabelecer um equilíbrio. Ocorre com a maioria do agentes tóxicos , o grau de penetração é determinado pelo coeficiente de partição lipídio/água, gradiente de concentração na membrana e pka
Difusão facilitada – nesse processo, a substância também é transportada por um carregador, sem contudo, haver consumo de energia. Outra diferença com o processo de transporte ativo é que na difusão facilitada a passagem acontece a favor de um gradiente de concentração.
Transporte ativo – esse processo caracteriza-se pelo consumo de energia, movimento da substância contra gradiente de concentração e a existência de proteínas carregadoras de moléculas, as quais apresentam seletividade pelas substâncias e se saturam em altas concentrações.
Endocitose – é um mecanismo