Toxicocinetica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA GERAL
ATIVIDADE TOXICOCINÉTICA E TOXICODINÂMICA
1. Quais são as barreiras físicas encontradas em um organismo multicelular capazes de impedir a ação neurotóxica de um agente ingerido por via oral? A mucosa do trato digestivo e os epitélios capilares; a barreira hematoencefálica e a placentária.
2. Quais são as características físico-químicas de um agente tóxico capazes de influenciar sua toxicidade?
Solubilidade: os agentes químicos lipossolúveis atravessam mais facilmente as membranas biológicas e, por isso, são mais facilmente absorvidos.
Grau de Ionização: como as membranas biológicas são permeáveis a forma não ionizada da molécula de agentes químicos lipossolúveis e, relativamente impermeáveis às formas ionizadas, o grau de ionização indica a facilidade de absorção do agente tóxico.
Tamanho e forma da molécula: moléculas grandes tem maior dificuldade para atravessar as membranas biológicas do que as pequenas.
3. Qual a influência do pKa e do pH para um agente tóxico?
Tanto o pKa quanto o pH de um agente tóxico são responsáveis pela absorção de eletrólitos, especialmente eletrólitos fracos, pois o grau de ionização varia conforme o pH do meio. Assim um agente ácido ioniza-se intensamente a medida que aumenta o pH, enquanto os agentes básicos ioniza-se mais em pH ácido. Como as moléculas não ionizadas são mais fáceis de serem absorvidos por difusão, os agentes ácidos são mais absorvidos em meio ácido e os básicos em meio alcalino.
4. Descreva os principais mecanismos de transporte relacionados com a absorção de um agente tóxico.
Transporte Passivo: é o mecanismo dependente do gradiente de concentração e das características físico-químicas dos agentes químicos. Esse processo compreende a filtração, que é a passagem de moléculas polares, hidrossolúveis, pelos poros aquosos da membrana, e a difusão lipídica, que é